Tipos de Estilos

OS 7 TIPOS DE ESTILOS PRINCIPAIS

Estilo pessoal é a forma como você se apresenta para o mundo. É transmitir a sua personalidade e comunicar quem você é por meio da sua imagem.

Não é simplesmente vestir-se bem, mas sim, vestir-se de algo que te representa e que expresse a sua personalidade.

Existem vários tipos de estilos, cada um com uma personalidade própria. Por isso, os tipos de estilos têm uma forte conexão com o lifestyle, o estilo de vida de uma pessoa.

Você vive de acordo com sua personalidade, com suas crenças e ideais e isso interfere na forma como você se veste e se mostra para o mundo.

E como nossa personalidade, o nosso estilo pode sofrer variações, seja porque mudamos de profissão, amadurecemos ou mudamos de país e tantas outras mudanças ao longo da vida. Várias situações podem alterar a forma como nos enxergamos e agimos.

Por vezes, sobra um restinho do passado em nós, aquele cantinho da nossa personalidade que é imutável, aquela lembrança que nos marcou e que, por ser tão forte, permanece independente de tudo.

Com o tempo o estilo vai ficando mais consolidado e as variações se tornam mais sutis, mas quando se é mais jovem a alteração do estilo pode ser radical.

Descobrir seu tipo de estilo também pode ser difícil porque é muito incomum alguém que só possua um estilo e pronto. Algumas pessoas são bem clássicas no trabalho e casuais aos finais de semana, por exemplo.

Por isso, determinar tipos de estilos é algo mais de porcentagem, de combinação e até de sentimento. Tem dias que estamos mais despojadas e dias que estamos mais românticas e por aí vai.

Principais tipos de estilos

Os 7 tipos de estilos principais são: Tradicional ou clássico; Contemporâneo ou elegante; Natural ou básico; Criativo; Romântico; Sexy; Moderno ou Dramático. E além desses, existem variantes, como o estilo rocker e outros.

Tipos-de-Estilos-Principais

Estes estilos são modelos ideais. Servem de referência para escolhermos as características que mais gostamos e construir nosso próprio estilo. Podemos, ao final, nos enxergar como 80% romântica e 20% contemporânea e definir o nosso estilo pessoal como uma mescla dos tipos de estilos existentes. É isso que vai nos diferenciar uns dos outros.

Para te ajudar, vamos fazer uma série de posts sobre cada um dos estilos, mas só para te dar um norte… sem pretensão alguma de fechar todos os seres humanos em quadradinhos de estilo.

Vamos começar pelo Estilo Clássico ou Tradicional.

Tipos de Estilos: Estilo Clássico ou Tradicional

Tipos-de-Estilo-Estilo-Clássico

Personalidade

As mulheres com o tipo de estilo clássico ou tradicional passam uma imagem de seriedade, conservadorismo e discrição. São adeptas da simplicidade, seguindo fielmente o lema “menos é mais”. Apresentam um ar mais formal e não se importam com modismos e tendências.

Por preferirem peças atemporais, prezam pela qualidade dos produtos que adquirem, não se importando em gastar um pouco mais com algo que tenha maior durabilidade.

Por serem tão tradicionais, geralmente as mulheres desse tipo de estilo são fiéis a alguma marca.

Do que gostam

Peças estruturadas e com corte reto, sem muitos detalhes, decotes discretos e muita alfaiataria. As sobreposições como blazers, coletes e cardigans também são sempre bem vidas no estilo clássico.

Acessórios, maquiagem e cabelo

Os acessórios seguem a mesma lógica sendo compostos por bolsas estruturadas, sapatos mais tradicionais como scarpins, sandálias e sapatilhas, além do clássico colar de pérolas ou mais fininhos.

A maquiagem e cabelo costumam ser discretos e bem cuidados.

Cores e estampas

Preferem combinações monocromáticas e cores sóbrias e neutras como preto, branco, bege, cinza, vinho e azul-marinho.

Optam sempre por estampas não contrastantes e as clássicas como risca de giz, listras, xadrez e pied-de-poile.

Tipos-de-Estilo-Estampas-Estilo-Clássico

Tecidos

Tecidos nobres fluídos e tecidos mais estruturados de alfaiataria. Seda, tricô de seda, jersey, caxemira e lã.

O que esse estilo transmite

  • Seriedade, conservadorismo, discrição;
  • Profissionalismo, responsabilidade, eficiência;
  • Idoneidade, confiabilidade e sensatez.

Pontos positivos

Esse estilo é bem aceito em ambientes de trabalho mais formais e estão sempre bem vestidas.

Além disso, o guarda-roupa do estilo clássico/tradicional nunca sai de moda por ser atemporal. E a preferência por cores neutras ou sóbrias e estampas clássicas torna fácil a criação de looks sempre elegantes.

Pontos a serem melhorados

O estilo clássico pode trazer um ar mais envelhecido ou sem graça. Para melhorar esse aspecto, você pode complementá-lo com elementos de outros estilos, já que é a mistura entre eles que vai conferir a personalidade ao seu estilo pessoal.

Por isso, você pode acompanhar os nossos posts e criar a sua porcentagem de tipos de estilo com 1 ou 2 estilos capazes de quebrar a monotonia do clássico/tradicional.

Uma dica rápida é acrescentar um toque de cor no look ou ousar em algum corte um pouco mais assimétrico como a barra de uma saia, ou no corte de uma calça alterando o tradicional reto por uma flare.

Referências no Estilo Clássico/Tradicional

Carla Bruni e Luiza Brunet são referências nesse estilo para você se inspirar na criação de seus looks.

Tipos-de-Estilo-Estilo-Clássico-Carla-Bruni

Tipos-de-Estilo-Estilo-Clássico-Luiza-Brunet

Não deixem de acompanhar os próximos posts da série… Te espero.

Segundo estilo: Estilo Elegante ou Contemporâneo

Sou Ariana Magalhães, mineira, advogada e designer de moda da marca Ariana Magalhães. Quero compartilhar minhas descobertas, pesquisas e leituras relacionadas ao mundo da moda, trazendo informações sobre estilo, comportamento, tendências e curiosidades.
1 comment
  1. Esse estilo clássico é maravilhoso, mas estou ansiosa para ler o POST sobre o estilo romântico que acho que se enquadra mais no meu. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *