Xadrez Príncipe de Gales o xadrez do momento

XADREZ PRÍNCIPE DE GALES: O XADREZ DO INVERNO 2018

A estampa xadrez já é figurinha carimbada nos invernos, e o Xadrez Príncipe de Gales é o queridinho da vez no inverno 2018.

Também conhecido como Glen-check ou Glen-plaid, a pradronagem é composta por riscas irregulares que formam o xadrez. São encontrados tradicionalmente nas cores cinza e marrom.

Xadrez-príncipe-de-gales

De origem escocesa, foi concebido pela Condessa Seafild no início do século XIX para vestir seus guarda-caças. Mas se popularizou com o Príncipe de Gales, Eduardo VII, dando nome à padronagem e revolucionando o vestuário.

Príncipe-de-Gales

Em 2016, já foi possível ver o xadrez príncipe de gales em blazers e casacos oversizes na coleção de Demma Gvasalia para Balenciaga.

Mas foi em 2017 que esse xadrez invadiu o street style e se confirmou como uma tendência elegante e empoderada, mostrando o ressurgimento do movimento “Power Dressing” com muitos conjuntinhos, blazeres e calças em alfaiataria.

Mais um pouquinho de história: O movimento Power Dressing

Agora que você já sabe a origem do xadrez príncipe de gales, temos mais um pouquinho de história.

O movimento Power Dressing surgiu em 1980 nos EUA e no Reino Unido com John T. Molloy quando as mulheres passaram a ocupar os cargos de chefia em grandes empresas. Nada mais é do que um código de estilo de vestuário que representasse essa autoridade e poder feminino.

Composto por peças com ombros largos, cores fortes e muitos conjuntos de terninhos mais masculinizados.

Xadrez-príncipe-de-gales-anos-70

A própria estampa xadrez príncipe de gales, por ter origem no vestuário masculino, esteve presente na década de 90 em um Power Dressing menos extravagante.

Esse movimento ressurgiu com as discussões sobre o feminismo e o empoderamento da mulher, mas vem reinventado. O novo Power Dressing se distancia de um guarda-roupa essencialmente masculino e baseia o seu poder no feminino e no estilo próprio.

A elegância do Xadrez Príncipe de Gales

Com esse novo Power Dressing, a elegância do xadrez surge repaginada em looks mais modernos e femininos, combinados com o jeans ou estampado em vestidos, saias assimétricas, casacos desestruturados e tênis. E até mesmos os tradicionais conjuntinhos em alfaiataria e blazers reaparecem com modelagens mais acinturadas e até alongados, fazendo par com calças, shorts e saias.

Como usar o Xadrez Príncipe de Gales

O combo mais visto no street style é o blazer xadrez e a calça jeans, fica moderno e elegante em um estilo hi-lo (higt-low) que une o tradicional do blazer com o básico da calça jeans. O jeans pode ser o de sua preferência, um mom jeans ou uma skinny por exemplo.

Xadrez-príncipe-de-gales-e-o-jeans

Os conjuntinhos em xadrez estão por aí e você pode usar o tradicional blazer e calça. Apostar em camisetas divertidas ajuda a quebrar a sisudez do terninho e um tênis pode dar mais graça ao look.

Xadrez-príncipe-de-gales-e-camisetas

Diferente do tradicional conjuntinho, há opções de combinações de blazer ou colete com short ou com saia. Para climas mais quentes como nosso, vai ser muito bem-vindo.

Xadrez-príncipe-de-gales-e-saia

As peças também podem ser usadas separadas usando a calça xadrez para compor looks versáteis. Ou usar o blazer xadrez com uma saia lápis e deixar a composição elegante, porém mais moderna.

Xadrez-príncipe-de-gales-peças-únicas

Uma forma super fashionista é usar um blazer alongado como um vestido. Cria uma mistura bem interessante entre o elegante e o sexy.

Xadrez-príncipe-de-gales-sexy

Para dar ares mais modernos ao seu look com o xadrez príncipe de gales, apostar em uma saia assimétrica ou uma peça com o um corte diferente confere uma elegância contemporânea ao visual.

Xadrez-príncipe-de-gales-contemporâneo

Combinação de cores e estampas

O xadrez príncipe de gales aparece em duas versões: cinza e marrom.

A padronagem marrom vai muito bem com tons mais terrosos e o verde. Já o cinza ganha vida com o vermelho (cor que também vai estar em alta no inverno).

Xadrez-príncipe-de-gales-e-tons-terrosos

Xadrez-príncipe-de-gales-e-verde

Xadrez-príncipe-de-gales-e-vermelho

Por ser uma estampa geométrica, o xadrez vai muito bem com listras ou até mesmo combinado com outros xadrezes. Essas composições geométricas do xadrez/listras e xadrez/xadrez não são tão complicadas de serem feitas e são super fashionistas.

Xadrez-príncipe-de-gales-xadrez-e-listras-1

Inspirações

Mas inspirações para você encontrar o look ideal para o seu estilo.

Xadrez-príncipe-de-gales-1

Xadrez-príncipe-de-gales-2

Sou Ariana Magalhães, mineira, advogada e designer de moda da marca Ariana Magalhães. Quero compartilhar minhas descobertas, pesquisas e leituras relacionadas ao mundo da moda, trazendo informações sobre estilo, comportamento, tendências e curiosidades.
1 comment
  1. Que legal! Não conhecia esses tipo de estampa xadrez, mas adorei!!!! já quero vários looks com ele! Hahaha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *