Estilo elegante ou contemporâneo

ESTILO ELEGANTE OU CONTEMPORÂNEO

Personalidade

O estilo elegante ou contemporâneo é o segundo tipo de estilo da nossa série. Destinado àquelas mulheres que exalam elegância, refinamento e sofisticação. Porém, ao contrário do estilo clássico, toda a elegância vem banhada com um toque de modernidade. Por isso, esse estilo é também conhecido como contemporâneo.

Essas mulheres dão muito valor à elegância. Usam tanto peças tradicionais quanto peças modernas e atuais, desde que tenham bom caimento, boa qualidade e que o resultado seja um look elegante. Mesmo uma calça jeans pode trazer a elegância que esse estilo pede.

Suas peças devem ter qualidade e durabilidade, assim como no estilo clássico. Dessa forma, mesmo que utilize peças modernas, essa mulher opta por tendências mais consolidadas e deixa os modismos passageiros longe do seu guarda-roupa.

Estilo-elegante-contemporâneo-referências-1

Do que gostam

O estilo elegante tem semelhanças com o estilo clássico por preferirem peças estruturadas, mas também aceitam peças semiestruturadas. Em relação ao corte, temos os retos e angulares com caimento perfeito.

Ama camisas com modelagem soltinha, blusas de seda, calças com modelagens modernas como calça cenoura ou cropped e até joggings em tecidos mais nobres. E, assim como no estilo clássico, é adepta da terceira peça: blazers, coletes e casaquinhos. As saias podem ser mais curtas que no estilo clássico, mas sem exagero.

A característica marcante do estilo elegante ou contemporâneo é sempre apresentar um ponto que chame atenção no look. Pode ser uma peça com cor vibrante, um detalhe diferenciado ou um acessório mais ousado.

Estilo-elegante-ou-contemporâneo-peças-modernas-e-pontos-de-cor

Acessórios, maquiagem e cabelo

Os sapatos também devem ser de boa qualidade. É adepta tanto dos tradicionais scarpins, quanto peep toes, sandálias, sapatilhas e calçados que forem tendência (desde que não seja passageira).

De variadas formas, as bolsas vão das grandes às clutches, desde que sejam modernas e elegantes.

Quanto à maquiagem, as mulheres do estilo elegante ou contemporâneo ousam mais, porém com equilíbrio e ponderação. Se os olhos são marcantes tende a usar batons neutros e se ousa no batom os olhos são mais delicados.

Já quanto aos cabelos, costumam mantê-los com cortes modernos e atuais e sempre impecáveis.

Estilo-elegante-contemporâneo-cabelo-e-maquiagem

Cores e estampas

O estilo elegante ou contemporâneo usa e abusa das combinações monocromáticas e cores sóbrias e neutras como preto, branco, bege, cinza, vinho e azul-marinho. Porém, tendem a trabalhar com pontos de cor ou de ousadia.

Assim, pode incluir em um look neutro uma peça ou um acessório com uma cor vibrante ou mais chamativa.

A preferência é por estampas geométricas, mas podem adotar estampas que são tendência, se não fugir do conceito de elegância que tanto busca.

Estilo-elegante-contemporâneo-pontos-de-cor-e-ousadia

Estilo-elegante-contemporâneo-estampas

Tecidos

Tecidos naturais, nobres fluídos e tecidos mais estruturados de alfaiataria ou semiestruturados. Seda, lã, linho e algodão.

O que esse estilo transmite

  • Elegância, sofisticação, refinamento e segurança;
  • Poder, sucesso e determinação;
  • Modernidade, impecabilidade e vaidade;
  • Organização, exigência e respeito

Pontos positivos

As mulheres desse estilo estão sempre elegantes e impecáveis, inspirando sucesso. Um estilo que é apropriado para muitas situações e bem aceito em ambientes de trabalho.

E um dos pontos mais positivos desse estilo é a possibilidade de transitar por ambientes formais com elegância e modernidade, sem que o look tenha um ar monótono e sem graça.

Pontos a serem melhorados

O estilo elegante ou contemporâneo exala poder, elegância e refinamento. Esse poder todo pode levar a um distanciamento, como se este estilo tornasse a mulher que o carrega inacessível e distante das pessoas que a rodeiam.

E a mistura com outros estilos pode diminuir esse distanciamento e trazer um pouco mais de casualidade ao look sem perder a elegância. Só não vale a combinação com o estilo tradicional, já que isso aumentaria a formalidade do look.

Referências no estilo elegante ou contemporâneo

As referências no estilo elegante ou contemporâneo para te inspirar a criar looks maravilhosos são Miroslava Duma e Olivia Palermo.

Estilo-elegante-contemporâneo-Miroslava-Duma

Estilo-elegante-contemporâneo-Olivia-Palermo

E aí, se identificou com nosso segundo tipo de estilo? Não deixem de acompanhar os próximos tipos da série… Te espero.

Sou Ariana Magalhães, mineira, advogada e designer de moda da marca Ariana Magalhães. Quero compartilhar minhas descobertas, pesquisas e leituras relacionadas ao mundo da moda, trazendo informações sobre estilo, comportamento, tendências e curiosidades.
1 comment
  1. Me lembrei das peças da loja “AM – Ariana Magalhães” que são bem nesse estilo na minha opinião, além de ter uma pegada romântica também. Adorei conhecer um pouco mais desse estilo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *