Estilo-natural-ou-básico

ESTILO NATURAL OU BÁSICO

Personalidade

E chegamos ao terceiro tipo de estilo da nossa série: estilo natural ou básico. As mulheres adeptas desse estilo são práticas e despojadas. A simplicidade na hora de se vestir é primordial e preferem peças que sejam fáceis de combinar entre si, como o combo camisa e calça jeans.

A palavra chave capaz de definir e guiar a escolha de peças para o look de uma mulher do estilo natural ou básico é o conforto. Peças que forem tendência podem até compor seu visual desde que sejam bem confortáveis.

O “estar na moda” não é a essência desse estilo. Na verdade, nem se preocupam tanto em buscar referências sobre o que é tendência ou não. Antes de tudo, vestem aquilo que desejam e que lhes traga conforto.

A praticidade, casualidade e despojamento com que se vestem transmite uma imagem de alegria e jovialidade e conferem à essas mulheres um ar amigável e receptivo.

Estilo-natural-ou-básico-referências-1

Estilo-natural-ou-básico-referências-2

Do que gostam

As mulheres do estilo natural ou básico são adeptas de peças com modelagem básicas com caimento mais soltinho e confortável. Também são adeptas de modelagens amplas “oversized” e despojadas.

As peças fundamentais do guarda-roupa são a calça jeans e a camisa, de preferência branca. E, para completar, t-shits, blusas e vestidos soltinhos em tecido naturais, shorts, saias jeans e calças confortáveis.

Por não gostarem de tantos acessórios, as sobreposições são bem-vindas nesse estilo como jaquetas, parcas, coletes, camisas de algodão e tricôs. Essas peças ajudam a dar mais informações ao visual sem perder a simplicidade e despojamento que o estilo básico pede.

Estilo-natural-ou-básico-referências-3

Acessórios, maquiagem e cabelo

O conforto das roupas se reflete nos calçados e tendem a ser em grande maioria baixos, mas se tiverem salto, dão preferência aos de altura média com saltos grossos ou plataformas. O calçado principal é o tênis, mas usam também, sapatilhas, birken, botas baixas ou com saltos grosso, plataformas e espadrilhes.

Não trocam de bolsa constantemente. Preferem as bolsas a tiracolo ou grandes e mochilas por serem mais práticas e caberem o que for preciso. A cor costuma ser neutra como preto ou caramelo, justamente por não trocarem com frequência.

A maquiagem é pouca ou nenhuma. Os cuidados ficam mais com a pele para que tenha um ar saudável ou uma maquiagem leve com um ar natural.

Os cabelos também têm um ar natural quando soltos e optam por cortes que sejam práticos e facilitem na hora de se aprontarem. Um coque bagunçadinho, um rabo de cavalo mais despojado são os penteados favoritos das mulheres desse estilo.

Estilo-natural-ou-básico-cabelo-e-maquiagem

Cores e estampas

Por serem práticas ao se vestirem, a facilidade de combinarem cores e estampas é essencial. Por isso, preferem cores mais neutras, como branco, preto, bege, cinza e tons terrosos. Mas também cores de combinação fácil como o azul e o verde em tons mais escuros.

Mas outras cores podem aparecer no look, desde que permitam uma coordenação que não exijam horas de planejamento.

Estilo-natural-ou-básico-cores

Pelo mesmo motivo o estilo natural ou básico opta por estampas discretas como listras, o xadrez e mínimas, como o poá. Só estampas que tragam praticidade e simplicidade na hora de se vestir.

Estilo-natural-ou-básico-estampas

Tecidos

Tecidos naturais como o algodão são os favoritos, além da lã e do jeans que é a representação do básico. Dá preferência para tecidos opacos.

O que esse estilo transmite

  • Alegria, jovialidade, receptividade e descontração;
  • Animação, energia e simplicidade;
  • Praticidade, espontaneidade e informalidade;
  • Casualidade, Atividade e saúde.

Pontos positivos

As mulheres do estilo natural ou básico transmitem uma imagem amigável e descontraída, atraindo amigos com facilidade.

As coordenações simples e práticas entre as peças diminuem o estresse que muitas mulheres sentem ao procurar algo para vestir. E o conforto do estilo funciona muito bem para um dia a dia.

Pontos a serem melhorados

Por ser um estilo informal, ele acaba não sendo ideal para um ambiente de trabalho. Já que pode acabar fazendo com que não te levem a sério. Além de correr o risco de se tornar descuidado e desleixado demais.

A melhor forma de se melhorar esse ponto é investindo na qualidade das roupas e preferir tecidos nobres que podem trazer aquele refinamento ao look sem que o conforto fique de lado.

Elementos do estilo elegante trariam um pouco mais de formalidade ao estilo natural e seria a combinação ideal para um ambiente de trabalho. Veja mais sobre o estilo elegante aqui.

Referências no estilo natural ou básico

Por incrível que possa parecer, Jennifer Aniston e Gisele Bundchen, dois ícones de beleza, são referência desse estilo e mostram que o básico é super cool.

Estilo-natural-ou-básico-Jennifer-Aniston

Estilo-natural-ou-básico-Gisele-Bundchen

O que acharam do nosso terceiro tipo de estilo? Semana que vem vamos falar do estilo criativo… Te espero.

Sou Ariana Magalhães, mineira, advogada e designer de moda da marca Ariana Magalhães. Quero compartilhar minhas descobertas, pesquisas e leituras relacionadas ao mundo da moda, trazendo informações sobre estilo, comportamento, tendências e curiosidades.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *