Transparência para todos os gostos

TRANSPARÊNCIA PARA TODOS OS GOSTOS

Já faz algum tempo que a transparência vem dando o ar da graça em vários looks. E a tendência continuou forte nos desfiles de outono/inverno mostrando que ainda vai compor muitos looks por aí.

Transparência-para-todos-os-gostos-desfiles

Sempre que falamos em transparência, temos a ideia de um look sexy e provocativo. E muitas mulheres que não têm esse estilo acabam acreditam ser difícil incorporar essa tendência.

Mas ela vai muito além disso.

Ela é bem versátil e, além do estilo sexy, pode fazer parte de looks formais e elegantes para o trabalho ou ganhar ares românticos com tules texturizados e, até mesmo, entrar em uma vibe esportiva.

O tipo de peça utilizada para servir como forro e as combinações é que vão determinar o estilo que a transparência irá ganhar.

Por se tratar de uma tendência que se mostra duradoura, vale à pena tentar adaptá-la ao seu estilo.

Separamos abaixo algumas referências de looks formais, românticos, esportivos e sexys com peças transparentes para te inspirar a seguir a tendência independente de seu estilo.

Look Formal

Em ambientes formais, as blusas transparentes ou com detalhes transparentes nas mangas e decotes são as mais fáceis de serem usadas e ajudam a dar modernidade aos looks de escritório.

O que vai conferir a formalidade necessária para a transparência será a peça usada como forro.

Então, ao invés de sutiãs rendados ou tops muito curtos, a transparência deve ser usada em conjunto com regatinhas lisas e de preferência com alças finas para dar mais elegância à composição.

E a peça usada como forro deve acompanhar o tom da peça que carrega a transparência, evitando criar um contraste.

Os looks mais formais combinam com os estilos elegante e clássico.

Transparência-para-todos-os-gostos-formais

Look Romântico

A transparência pode ser apresentada em diversos materiais, os mais comuns são o tule e a renda que podem ser lisas, bordadas e texturizadas.

As rendas e o tule bordado ou texturizado são os mais indicados para dar aquele toque feminino e romântico.

É possível encontrar blusas, vestidos e saias com transparências que se encaixam no estilo romântico. Os forros não são tão reveladores e costumam acompanhar o comprimento da peça.

Para looks românticos, a transparência confere mais informação ao visual, acrescentando textura e cor em forros lisos.

Uma dica para as mulheres do estilo romântico é usar peças mais pesadas como jaquetas, calça jeans ou botas que podem quebram o romantismo e ajudam a criar looks interessantes.

Transparência-para-todos-os-gostos-Romântico

Look Esportivo e Despojado

Se você quiser apostar nas peças transparentes e criar um visual despojado, invista nos tules bem fininhos ou em materiais semelhantes às telinhas que encontramos em peças esportivas como no último look da imagem abaixo.

Essa transparência em conjunto com sutiãs triangulares (tipo biquíni) ou tops curtinhos dão um ar mais esportivo à peça e vão super bem com jeans, tênis e calças joggings.

É possível encontrar muitas modelagens no estilo t-shit ou blusas larguinhas que brincam com o transparente em uma pegada mais esportiva e auxiliam a criar esse efeito despojado.

Transparência-para-todos-os-gostos-Esportivo

Look Sexy e Ousado

O estilo sexy é um dos que mais abusam da transparência, desde as simples às texturizadas. Aqui as peças transparentes encontram vez e tomam contam de blusas, saias, vestidos e bodys.

Os forros são geralmente curtos e compostos por sutiãs rendados bem sexys e femininos, tops curtos, hotpants, bodys ou até um vestido de bandagem.

A sensualidade do look pode ser explorada ao máximo com sandálias de tiras bem fininhas para acompanhar um vestido transparente.

Mas se quiser dar uma quebrada no estilo sexy ou equilibrar o visual, aposte em peças como calças, botas ou jaquetas que ajudam a pesar o look.

Transparência-para-todos-os-gostos-Sexy-e-Fashionista

Outras Formas de Usar

Se você for bem discreta e não quer abusar tanto assim da transparência, é só investir em uma terceira peça transparente. Fica lindo, além de trazer modernidade ao look.

Uma forma “diferentona” e divertida de usar a transparência é sobre peças comuns como camisetas ou camisas. Assim, você não precisa se preocupar em escolher um forro.

E o contrário também dá super certo. Usar a transparência por baixo de outras peças, criando uma graça nos braços e decotes. É uma sobreposição bem interessante e consegue modificar totalmente o visual da peça e um vestido tomara que caia pode ganhar uma nova interpretação.

Transparência-para-todos-os-gostos-outras-forma-de-usar

A Inovação da Transparência e Consequências

Nem só de tule e renda temos as transparências.

Para inovar no quesito, o plástico está sendo usado por diversas marcas para trazer o transparente aos looks.

Os trench coats, casacos e luvas de plástico estiveram presentes em diversos desfiles. E a onda de plásticos não se restringe somente às roupas. Sapatos e bolsas entraram na brincadeira e já aparecem em diversas marcas.

Mas acho que aqui entra uma questão, já que o plástico não é o material mais confortável para se vestir.

Além disso, em uma moda que vem a cada dia prezando mais pelo o que é sustentável, a utilização exagerada do plástico parece ir na contramão desse movimento.

Transparência-para-todos-os-gostos-transparência-plástica

O plástico parece ser demais para mim, principalmente em roupas. Mas as transparências em tule, renda e outros são bem possíveis e tem para todos os gostos. E aí, já escolheu alguma para adaptar ao seu estilo?

Sou Ariana Magalhães, mineira, advogada e designer de moda da marca Ariana Magalhães. Quero compartilhar minhas descobertas, pesquisas e leituras relacionadas ao mundo da moda, trazendo informações sobre estilo, comportamento, tendências e curiosidades.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *